domingo, novembro 23, 2003

O meu Quarto

Do meu quarto consigo ter uma perspectiva geral e interessante sobre Maastricht. Do nono andar vejo a chuva a cair sobre uma cidade antiga e escura, e dicorro sobre a influencia do clima nas pessoas.
É quase um lugar comum dizer que o clima influencia o comportamento das pessoas, mas na minha opiniao é uma verdade absoluta.
Um destes dias fui convidado para um jantar no meu piso, os restantes convidados eram nórdicos, variavam entre suecos e finlandeses! Já habituado a eurforia dos jantares lusos que acontecem amiúde por estas bandas, esperava algo semelhante de jovens estudantes Erasmus nos Países Baixos. No entanto o silencio e a formalidade imperaram naquele jantar! Os temas andavam a volta da faculdade e nao se saía do mesmo. Um jantar com comida razoável, que tinha tudo para ser uma jantar no mínimo engracado nao passou de uma pasmaceira que por volta das 11 horas estava terminado e com os convidados a seguirem para o leito das suas camas vencidos pelo cansaco!
Sera que é o clima em que vivemos( na Holanda) que influencia este comoportamento? Nao me parece, até porque os jantares lusos contrariam totalmente esta tendencia! A prova final veio na segunda feira, quando numa cozinha/ sala de jantar/sala de estar nao muito grande se realizou um jantar latino! Cada pessoa levava um prato do seu país( claro está que levamos bacalhau) e depois em estilo completamente informal, e no meio de um "bruá" constante degustava-se as especialidades culinárias do Mediterraneo!
Nao foi surpresa portanto que a presenca indesejada dos segurancas se fez sentir mais cedo do que o habitual, forcando mesmo a um final prematuro da famigerada degustacao latina! Portugueses, Italianos, Espanhois, Franceses e ate Gregos dirigiram-se para outra localizacao para que a festa e o convivio pudessem continuar... porque afinal de contas somos latinos e o sangue quente da juventude e do sol mediterranico corre-nos nas veias....

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial