sábado, outubro 04, 2003

O Beijo

Uma das coisas em que a cultura latina melhor se distingue das demais é na tradicional forma de cumprimento entre homens e mulheres, o beijo. Quando cheguei a Holanda e iniciei o processo fantástico de fazer amigos deparei-me algumas vezes com o embaraco de ficar "pendurado" quando me lancava no acto de beijar uma rapariga para selar o inicio de uma amizade. Comecei entao a entender que os holandeses nao tem uma forma tao pura de iniciar uma amizade como nós, e preferem ser mais reservados e faze-lo com um tradicional aperto de mao. A medida que este processo de conhecimentos e partilha de cumplicidades foi evoluindo deparei-me que o facto de as raparigas cumprimentarem os rapazes que acabam de conhecer com uma aperto de mao nao era exclusivo holandes e era antes um lugar comum nos povos do centro e norte da Europa. No entanto um facto curioso de aculturacao numa escala diminuta comecou a verificar-se em Maastricht. A comunidade portuguesa que no meu melhor conhecimento deve ter cerca de 10 pessoas, todos estudantes da Universidade de Maastrciht, e a maior parte deles de Economia, tentou implementar o uso de beijar na face uma rapariga que se acaba de conhecer. Claro que tirando as italianas e espanholas, que apesar de alguma surpresa encaravam a situacao como normal, as restantes raparigas com especial destaque para as nordicas nao pareciam compreender o que na sua cultura e encarado como um sinal de descaramento e atrevimento. Houve algumas que cederam aos argumentos do habito e costume portugues e outras que simplesmente preferiram nao continuar a conversa.
A luz dos nossos valores o beijo na face como forma de selar um conhecimento recente nao engloba nenhum sinal que va para alem de uma empatia que se deseja criar desde o inicio de uma amizade, e tem, na minha opiniao, um grau de ingenuidade associado. No entanto apesar da globalizacao crescente a todos os ni­veis e salutar manter costumes que nos distinguem dos demais povos e que sao na sua essencia uma forma de demonstrar a riqueza dos diferentes mosaicos culturais que constituem o mapa da Europa.
Como disse Fernando Alves a proposito do beijo de Chirac na mao de Laura Bush citando Oscar Wilde:O beijo tambem e cultura, e a melhor forma de conhecer outra li­ngua

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial