terça-feira, setembro 30, 2003

À distancia
Alguns dois mil quilometros me separam agora de Portugal. Estou a estudar numa cidade que teve um papel importante no desnvolvimento da construcao europeia, aonde foi ssinado um dos mais importantes marcos deste processo que tem aproximado, a todos os niveis os povos da Europa, estou em Maastricht. A internet traz-me as noticias de Portugal, nao dispenso a consulta dos jornais desportivos e é claro que me demoro, cada vez mais, a ler a pagina do jornal Público. Ha coisas que me despertam interesse reforçado, com é o caso do aumento das propinas. Ao longe vejo acções de colegas estudantes que tentam mostrar a sua indignação e agem para fazer valer o seu direito de opinião, sinto-me impotente... Não posso ter acções consequentes como as deles a partir de Maastricht, mas posso com toda a certeza solidarizar-me com as suas batalhas e desejar-lhes a melhor das sortes para uma causa que parece justa. É legítimo pensar que os estudantes estão contra o aumento das propinas pois não querem pagar mais. No entanto o que esta reforma, que o governo de centro direita implementou, significa é um retrocesso no processo democrático de Portugal através de uma elitização da educação.
Ainda na semana passada discutiamos numa aula de Desenvolvimento Económico o papel da educação no processo de desenvolvimento de um país. A sua iportância parece-me obvia, no entanto o autor do livro que seguimos na cadeira interrogava-se constantemente sobre o assunto. Na opinião dele se o sistema educativo não fosse verdadeiramente universal, e se o estado não desempenhasse um papel fundamental, a educação nao seria mais do que uma forma de as elites manterem o seu poder, pois seriam as mesmas elites a ter acesso aos níveis mais elevados de educação, às melhores escolas enquanto os mais desfavorecidos permaneceriam numa posição subserviente face a essas mesmas elites pois teriam níveis inferiores de educação e com um nível de qualidade inferior.
Força companheiros!!!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial