sábado, setembro 27, 2008

Australian rules footbal 1 - 0 Futebol

Hoje foi a Grand Final da AFL 2008. Os venceores do anos passado, Geelong, e vencedores da época regular com apenas uma derrota em 22 jogos foram surpreendidos na final pelos Hawks.

O jogo foi espectacular do principio ao final e houve várias coisas que me fazem pensar porque começo a gostar mais deste Down Under Footy do que do futebol com que cresci e que sempre fui fiel espectador.

1. Quem entregou as medalhas aos vencedores não foi o CEO do principal patrocinador nem sequer o presidente da AFL, mas sim 18 crianças equipadas a rigor e a quem havia tocado a sorte grande de estar num palco com mais de 100.000 espectadores e que tinham que se por em bicos de pés, mesmo com os jogadores ajoelhados para conseguirem colocar a medalha ao peito.

2. Há 4 semanas, quando o número 23 dos Hawks (Lance Franklin) marcou o centésimo golo na época 2008, um mar de gente invadiu pacificamente o campo para dar os parabéns ao seu ídolo, uma tradição com mais de 100 anos. Não houve problemas de segurança e passados 15 minutos o jogo estava pronto a recomeçar.

3. Nos dois jogos da meias finais (Geelong-St Kilda e Hawthorn-W. Buldogs) as equipas derrotadas, e depois de mais de 3 horas de jogo em que há bastante contacto físico e em que os jogadores correm em média o equivalente a uma meia marotana, as equipas derrotadas fizeram um corredor para o balneário à espera dos vencedores a quem bateram palmas enquanto estes saíam do relvado.

4. Nos intervalos de cada jogo, há cerca de 100 crianças a jogar divididas em várias equipas

Na minha modesta opinião talvez estivesse na altura de alguns senhores engravatados de Genéve verem o que faz com que o desporto esteja realmente próximo da razão principal da sua existência: os espectadores

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial